Code for All_ Blog

Vantagens e Desvantagens da Inteligência Artificial

Written by Luís Pinto | May 23, 2024 1:51:28 PM

Para uma pessoa como eu, que trabalha em Inteligência Artificial há 20 anos, ver que agora é, finalmente, um dos assuntos do momento, deixa-me bastante entusiasmado, mas também apreensivo, porque muitas das decisões que estão agora a ser tomadas, deviam ter sido analisadas há mais tempo.

O grande benefício e também problema da IA está na velocidade a que será adotada e também melhorada. Estamos, de um ponto de vista teórico, a ver neste momento a ponta do iceberg do que será a IA na nossa vida daqui a uma década. 

Sendo algo tão abrangente (posso-vos dizer que na genesis.studio estamos a fazer projectos de IA para mais de um dezena de diferentes áreas de negócio) a IA tornou-se num dos temas do momento, muito graças ao chatGPT mas também às dúvidas e má informação que vai circulando.

Sim, o mundo irá mudar, tal como mudou na Revolução Industrial, no aparecimento do Computador ou da Internet, etc… Sendo uma tecnologia de enorme potencial, talvez ímpar na História da Humanidade, este potencial será tanto para o “Lado Bom da Força” como para o “Lado negro da Força”. Os fãs de Star Wars, e não só, perceberão a ideia.

No meio de tantas dúvidas, e também receios, que invadiram as redes sociais, a Code for All_ desafiou-me a escrever um Top 5 de coisas boas e más que a IA poderá trazer nos próximos anos. Na verdade, devido ao potencial e abrangência desta tecnologia, não é difícil encontrar temas e, neste top, muitos ficarão de fora ou não poderei explicar na sua totalidade. Aqui fica um Top 5 Positivo e Negativo (sem ordem de importância) sobre o que a IA irá trazer e deveremos estar atentos e preparados:

Vantagens da Inteligência Artificial

  • Saúde: Na área da saúde a evolução será enorme, não só porque vamos prever (para cada pessoa) doenças que ainda não apareceram, mas também iremos encontrar curas que até agora nos escaparam. Ainda na área da saúde, a indústria farmacêutica terá uma aceleração bastante grande, com a IA a ser capaz de aumentar vertiginosamente o trabalho e produtividade da investigação.

  • Justiça: Normalmente associamos a Justiça a algo lento e complexo. No entanto, a IA irá ajudar bastante nesta área, quer na análise de processos, mas também na identificação de alterações devido às mudanças normais nas Leis em vigor. Pelo meio, as empresas de advogados terão IA para analisar os processos, encontrar padrões com processos anteriores e perceber como o caso deve ser preparado e defendido. E, certamente, será uma tendência que os Tribunais irão aceitar, para ajudar a analisar processos gigantescos.

  • Retalho: Com a cada vez maior oferta de produtos, quer seja em locais físicos ou online, os consumidores terão à sua disposição assistentes digitais inteligentes que ao longo do tempo aprenderão os nossos gostos e necessidades e que nos ajudarão a planear e decidir.

  • Suporte: Nesta área existirá uma enorme revolução na forma de trabalhar. A inteligência artificial passará a ser, para a maioria dos casos, a primeira linha de suporte. Eficaz, capaz de saber no momento todo o processo do cliente e de encontrar soluções de processos idênticos no passado. Será como fala com um humano.

  • Entretenimento: A IA será capaz de nos ajudar na criação dos mais diversos tipos de entretenimento. Quer sejam filmes, jogos, livros, música, pintura, a IA será um impulsionador de produtividade. Mas não será apenas na produção de conteúdos. A IA irá ajudar-nos, cada vez mais, a perceber o que queremos consumir consoante os nossos gostos ou até estado de espírito. E ao longo do tempo, irá acertar cada vez mais.

Desvantagens da Inteligência Artificial

  • Militar: Vamos diretos ao assunto, e neste caso ao pior caso possível. A IA será, de alguma forma, usada como arma. Quer seja por previsão de acontecimentos, drones autónomos, misseis inteligentes, identificação de pessoas ou ataques cibernéticos, a IA tem um potencial devastador se usado para o mal.

  • Bolsa: A IA nos próximos anos será cada vez mais usada na Bolsa de Valores, o grande palco onde a economia mundial se sustenta. Com a IA a ser capaz de encontrar padrões e prever acontecimentos, quem tiver bons algoritmos será capaz não só de lucrar imenso, mas também de disferir ataques específicos a certas economias, sejam elas países ou empresas.

  • Falsificações: Este será, certamente, um enorme problema social que poderá ter implicações na nossa vida profissional, pessoal e até legal. Cada vez mais existirão falsificações de vídeos ou fotos, que parecerão reais, tal como notícias e áudios, onde iremos ouvir ou ver, uma pessoa a dizer ou fazer algo que realmente não aconteceu.

  • Manipulação Social: As redes sociais são uma enorme fonte de dados, quer seja os que são angariados dos utilizadores, mas também os que lhes são dados. Nos próximos anos estas redes sociais serão usadas para se conhecer cada vez melhor cada pessoa, e com isso será possível manipular tendência de consumo, de estilo de vida ou até de voto.

  • Manipulação genética: A longo prazo a IA será capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde que actualmente enfrentamos, mas não só. Com investigação e identificação de padrões, a IA ajudará a chegarmos ao momento em que o nosso ritmo de envelhecimento será muito baixo. No entanto, o lado negro da questão poderá estar na manipulação genética que abrirá portas a possibilidades quase divinas de criação e que levantarão enormes questões éticas.

A IA não irá parar. É preciso perceber que esta tecnologia será abraçada, simplesmente porque nos facilita a vida e torna as empresas mais produtivas. Contudo, é essencial percebermos, enquanto comunidade (desde a criança que começa a mexer em gadgets, passando pelos decisores dos nossos governos) o que vem aí e o que tem de ser feito para nos prepararmos para algo que mudará as nossas vidas e que será determinante para os que a usarem, mas também para os que não o fizerem. 

Com isto, resta salientar que, independentemente da nossa velocidade de melhoria da IA, esta acabará por nos deixar completamente para trás de um ponto de vida de capacidade de processamento, podendo, em muitos aspectos, atingir algo que aos olhos dos nossos avós seria confundível com um poder divino. Se é um Deus que aos poucos estamos a criar, faz sentido percebermos o que deveremos fazer para que seja um Deus com o qual a nossa vida se tornará muito melhor.